Telhado Verde

Vitória para o pensamento ecológico. A Câmara Municipal da cidade de São Paulo aprovou, em primeira fase de discussão, na sessão extraordinária realizada na quarta-feira, 3, o projeto de lei n° 115/2009 de autoria da Vereadora Sandra Tadeu, que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de telhados verdes na cidade.

A proposta da Vereadora é estimular a criação de áreas verdes em cobertura de edifícios, trazendo benefícios ao meio ambiente, à qualidade de vida, diminuindo o estresse do paulistano no dia a dia. Além disso, a construção dos telhados verdes diminuiria consideravelmente o desgaste ambiental da cidade de São Paulo. A enorme expansão de prédios e pavimentações gerou um processo de impermeabilização do solo na Capital, trazendo consequências drásticas, como a facilitação de inundações em períodos de chuva.

O telhado verde, proposto por Sandra é uma cobertura arquitetada de vegetação sobre laje de concreto ou cobertura (idêntico ao nosso projeto de Ecotelhado). O projeto visa melhorar o aspecto paisagístico e diminui as chamadas “ilhas de calor” melhorando o clima. No texto, há especificações técnicas como a obrigatoriedade de a vegetação ser resistente ao clima tropical e a variações de temperatura, além de utilizar pouca água, de modo que não servir de habitat de mosquitos como o Aedes Aegypti, transmissor da dengue.